Copyright 2017 - Portal da RENAMO

Boletim Informativo a Perdiz N° 219

Encontro entre Dhlakama/Nyusi na Gorongosa

PRESIDENTE DA RENAMO DIZ QUE O ENCONTRO SERVIU PARA CONFIRMAR A RELAÇÃO E PRODUZIR COMPROMISSOS DAS PARTES PARA A PAZ

O Presidente da RENAMO, Afonso Dhlakama e o Presidente da República, Filipe Nyusi reuniram-se no passado domingo, 5 de Agosto, na Gorongosa, província de Sofala, num encontro que serviu para passar em revista as discussões que estão na mesa das negociações.

A Presidência da República emitiu no mesmo dia um Comunicado de Imprensa embora lacónico, com o qual explicou que no encontro, os dois líderes discutiram e acordaram sobre os próximos passos no Processo da Paz, que esperam que seja concluído até finais do ano.

O Presidente da RENAMO e o Presidente da República, acordaram igualmente que vão manter o seu diálogo e acompanhar de perto o trabalho das duas comissões em negociações, visando um novo encontro, em breve, que vai servir para preparar os passos finais. Em declarações a diversos órgãos de comunicação social nacionais e internacionais, o Presidente Afonso Dhlakama disse que o encontro com Filipe Nyusi produziu compromissos para acelerar as negociações de paz efectiva, bem como serviu também para medir a confiança entre as partes.

“Conversamos e chegamos a conclusão de que havia questões que não podiam limitar-se pelo telefone, que era preciso enfrentar-nos cara a cara” disse o presidente Dhlakama citado por vários jornais.

Ele acrescentou igualmente que o encontro com Filipe Nyusi no último domingo permitiu às duas partes avanços negociais e aumentou a confiança mútua.

“O encontro serviu para confirmar essa nova relação.

Falávamos sempre, falamos desde Janeiro e, esses contactos permitiram aumentar a confiança o que levou o Presidente Nyusi a vir às matas da Gorongosa” concluiu.

Desde o princípio do presente ano que o país vive uma trégua militar que viria a ser decretada em Maio como “trégua sem prazo”, na sequência de contactos telefónicos entre o Presidente da RENAMO e o Presidente da República.

Em paralelo com a trégua militar, mandatários do Presidente da República e do Presidente da RENAMO têm estado em negociações em torno da descentralização do Estado, despartidarização das forças de defesa e a integração dos homens da RENAMO nas forças de defesa e segurança, num processo que tem sido apoiado e acompanhado por alguns países que fazem parte do “Grupo de Contacto”.

 Boletim Informativo a Perdiz N° 219

f t g m

Informações de Contacto

Endereço: Av. Ahmed Sekou Touré Nº 657

Telefone: +258843981313

E-mail: secgeral@renamo.org.mz

Website: www.renamo.org.mz