Copyright 2017 - Portal da RENAMO

 

Informações nada encorajadoras para o processo de pacificação do país continuam a chegar a nossa redacção, dando conta que o Governo do partido Frelimo contínua, através dos esquadrões de morte a criar pânico aos membros da RENAMO em alguns distritos da zona central e nortenha do país.

De Tete, chegam-nos denúncias de persistentes actos de violação da trégua, protagonizados por estruturas de base do partido no poder e por elementos afectos a Polícia, a mando destes. No dia 28 de Março corrente, no distrito de Chiúta, povoado de Daca, o delegado distrital da RENAMO e um membro da Assembleia Provincial, Marco Mandate e Ernesto Cambugué respectivamente, foram ameaçados de morte por dois indivíduos desconhecidos que tentaram aliciar a quem indicasse suas residências. Neste momento, os visados encontram-se fugitivos na mata.

No dia 24 deste mês de Março, na mesma província central de Tete, distrito de Chifunde, posto administrativo de Vila Mualadzi, localidade de Bolimo, quando eram 21:00 horas, foi espancado o delegado da RENAMO desta localidade, de nome Richard Postane, tendo sido gravemente ferido. A população local conseguiu neutralizar o malfeitor que estava munido de uma pistola, tendo sido identificado como agente da PRM. Sua identidade foi confirmada por seus colegas no comando distrital desta corporação. A vítima encontra-se neste momento a receber tratamentos médicos.

No distrito de Tsangano, posto administrativo de Tengo Wambalame, povoado de Cachere, foi raptado o Chefe da Organização distrital, de nome João Abrão Jamsoni, quando eram 20:00 horas do dia 23 do corrente mês. Este foi baleado mortalmente, tendo o corpo sem vida sido localizado já sepultado na zona de Nhondhola, machamba de portazio Magola, tendo sido removido daquele local para ser entregue a sua família.

Ainda em Tete, no distrito de Chifunde, concretamente em Thequesse, Luia e Nsadzo, 4 membros da RENAMO foram ameaçados de morte pelo secretário distrital da Frelimo identificado por Bragasse. Esta ocorrência foi as 12:00 horas do dia 10 de Março corrente. Foram vítimas da ameaça Xavier capata, Anselmo Candele, Manuel Horácio e Mário Condole, respectivamente, estando refugiados em parte incerta.

f t g m

Informações de Contacto

Endereço: Av. Ahmed Sekou Touré Nº 657

Telefone: +258843981313

E-mail: secgeral@renamo.org.mz

Website: www.renamo.org.mz